Anemia
- Andreia Oliveira
- 3 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Sintomas,Classificacao ,Tipos E Alimentacao

O tipo mais comum de anemia é a ferropriva, causada pela ingestão insuficiente ou má absorção de ferro. O déficit desse nutriente impede a formação da hemoglobina e da mioglobina, que são duas proteínas presentes no sangue e responsáveis pelo transporte de oxigênio - sendo que a mioglobina transporta oxigênio apenas para nossos músculos. Isso fará com que o organismo não tenha oxigênio suficiente para completar as funções vitais.
Os sintomas da anemia incluem cansaço frequente, falta de disposição e pele pálida, que podem estar relacionados com a falta de ferro no sangue, devido a alguma deficiência da alimentação ou sangramento persistente. Normalmente é fácil identificar a anemia através dos sintomas que a pessoa apresenta e do exame de sangue para avaliar a quantidade de hemoglobina, sendo considerado anemia quando o valor é menor que 12 g/dL em mulheres ou 13 g/dL em homens.
Pessoas que fazem uma alimentação variada, e que comem regularmente alimentos como feijão e carne vermelha, tem menos riscos de sofrer com anemia, mas a melhor forma de confirmar é pelo exame de sangue. Indicamos a seguir os sintomas da anemia:
.Cansaço fácil;
.Pele pálida;
.Falta de disposição;
.Dor de cabeça;
.Irritabilidade;
.Pernas inquietas durante a noite;
.Baixo desenvolvimento motor e cognitivo no bebê;
.Baixa produtividade no trabalho;
.Pouca força muscular e dificuldade para ganhar músculos;
.Na gestação há aumento do risco de prematuridade e baixo peso;
.Atrofia das papilas da língua;Vontade de comer barro, terra, papel, sabão, argila...
Os sintomas da anemia começam pouco a pouco, gerando adaptação, e por isso a pessoa pode levar algum tempo até perceber a instalação da anemia.
A Classificacao Pode Ser :
.Hereditária:
As anemias hereditárias geralmente se relacionam a alterações genéticas na fabricação do glóbulo vermelho – seja da membrana que dá forma ao glóbulo vermelho, seja das substâncias que estão em seu interior – hemoglobina e proteínas (enzimas). Neste grupo de anemias hereditárias temos algumas causas comuns em nossa população como as talassemias ou anemias do Mediterrâneo, comuns em indivíduos com ascendência italiana, portuguesa e libanesa; ou ainda a anemia falciforme, mais comum em indivíduos com ascendência africana.
.Adquirida:
As anemias adquiridas podem acontecer por carência de nutrientes, por alterações na medula óssea ou ainda por outra doença que leva a anemia por outros mecanismos. Assim, nos quadros de carência de vitaminas podemos citar a falta de ferro ou de vitamina B12; nas doenças da medula óssea podemos citar as leucemias ou a síndrome mielodisplásica. Já nas doenças que levam a anemia por outros mecanismos citamos as diversas doenças reumatológicas e infectocontagiosas, a insuficiência renal crônica ou as alterações de tireoide.
A Alimentacao Ricos Em Ferro Para Combater Anemia:
Dependendo do estágio identificado da anemia, ela só pode ser curada com medicamentos e tratamentos mais pesados. Porém, em outros casos, apenas uma alimentação rica em ferro – nem sempre necessitando da suplementação – já apresenta melhoras no nível de glóbulos vermelhos saudáveis. Entre esses alimentos, podemos destacar:
.Folhas escuras (couve, rúcula, agrião, espinafre…);
.Fígado;Leguminosas (feijão, lentilha, soja, ervilha…);
.Farinha de Peixe;
.Aveia;
.Cevada;
.Chocolate amargo;
.Gergelim;
.Açúcar mascavo;
.Canela em pó....
留言