top of page
Deveres E Ética Profissional
Quem Ama Cuida.jpg

Além dos deveres embasados na ética profissional, o cuidador de idosos deverá ter algumas qualidades, como ser tolerante, paciente, observador e responsável, além de estar motivado e ter bom senso e apresentação.

​

O cuidador precisa:

​

Ter respeito e dignidade ao tratar a pessoa idosa e nas relações com ele e com sua família. Deve respeitar a intimidade, a organização e as crenças da família, evitando interferência e, sobretudo, exercendo a ética profissional. 

​

 Segurança :

 Não entregue quaisquer objetos ou abra porta para estranhos. Não permita a entrada de estranhos na casa sem a autorização prévia dos empregadores, mesmo que estas pessoas se apresentem como executores de serviços de manutenção da casa, como por exemplo, eletricistas, bombeiros.
 Produtividade :

 Procure conhecer as regras da casa sobre o uso de aparelhos de som, televisão, computador entre outros. Se o empregador autorizar o cuidador a utilizar estes equipamentos, programe-se para fazê-lo nos intervalos entre as atividades desenvolvidas com o idoso, para que isto não interfira no cuidado prestado.
Bom senso :

 Pergunte sempre! É melhor errar por excesso de cuidado e respeito do que pela falta. Seja discreto(a) sempre e no mais, use o bom senso em suas atividades.

bottom of page